top of page

Depois do sucesso da edição do ano passado, onde tivemos cerca de 500 espectadores, este ano, o Jazz na Vila dá os seus primeiros passos enquanto festival. Aquilo que começou por ser, em 2023, um ciclo de cinco concertos, "Jazz na Vila | Francisco Neves convida...", no qual o programador Francisco Neves convidou uma série de músicos para formar trios e duos consigo mesmo, este ano torna-se um festival com músicos e grupos de diferentes gerações e percursos.

​

Em 2024, teremos músicos em diferentes fases de carreira, formações diversas, projetos originais, de interpretação de standards e ainda a presença de um ensemble constituído por alunos e professores da Academia de Jazz "Os Franceses", no Barreiro.

​

À semelhança da edição do ano anterior, o Jazz na Vila 2024 conta com cinco concertos de jazz em cinco localidades da freguesia de Azeitão.

​

O concerto de abertura do ciclo será a apresentação do projeto Francisco Neves trio toca Kenny Wheeler, liderado pelo próprio programador, liderado pelo próprio programador, dedicado à música do trompetista e compositor canadiano Kenny Wheeler. Contaremos também com os projetos Duarte Ventura trio, liderado pelo jovem e reconhecido talento que irá interpretar standards do cancioneiro americano e originais, colocando o vibrafone no plano central do trio de jazz, Desidério Lázaro trio, liderado pelo estabelecido saxofonista que apresenta o seu mais recente trabalho editado de música improvisada, focado na criação de pequenas narrativas através do desenvolvimento de variadas ideias musicais concretas, e Sara Pestana trio, liderado pela talentosa cantora que irá estrear um projeto de interpretação de diferentes estilos musicais com uma roupagem jazzística. Por fim, a atuação do Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses”, projeto da academia de música barreirense, vai dar a conhecer, num esforço coletivo entre alunos e professores, uma outra fase do desenvolvimento das competências de um músico — a aprendizagem, aqui também celebrada sem que haja um sacrifício da qualidade. O Ensemble apresenta-se como um conjunto criado à luz das big bands de jazz.

Jazz_na_Vila_07.jpg
bottom of page